Comunidade interna

Reitora em exercício participa do II Workshop do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas

O HIAAC é fruto da parceria entre a Unicamp, o Eldorado e a Softex.

Na última quinta-feira (7), a Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, participou do II Workshop do HIAAC – Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas, realizado no Instituto de Pesquisas Eldorado.

mesa de abertura do evento.
Foto: João Marques – Reitoria/Unicamp. Mesa de abertura do II Workshop do HIAAC.

O evento contou com a participação do Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Marcos Travassos Romano (PRP/Unicamp); do Prof. Dr. Leandro Villas, do Instituto de Computação da Unicamp (IC/Unicamp); Benicio Goulart, da Motorola; Mateus Silva Pierre, do Instituto Eldorado; Diones dos Santos Lima, da Softex; Rubens Caetano Barbosa de Souza, Coordenador-Geral de Inovação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação  (MCTI); Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.

pessoas posando para fotos.
Foto: João Marques – Reitoria/Unicamp. Participação da Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti.

O Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas – HIAAC trata-se de uma parceria entre a Unicamp, o Eldorado e a Softex, com recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no âmbito do PPI – Programas e Projetos Prioritários de Interesse, sob a coordenação da Softex e com o apoio e a parceria de diversas empresas, com destaque para a Motorola. Seu principal objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação, empreendedorismo e geração de conhecimento em Inteligência Artificial (IA).

Sete linhas de pesquisa são desenvolvidas no âmbito do HIAAC: (i) Arquiteturas Cognitivas; (ii) Aprendizado em Arquiteturas Cognitivas; (iii) Aprendizado Federado; (iv) Representação de Conhecimento; (v) Processamento de Linguagem Natural; (vi) Inteligência Artificial para Marketing; e (vii) Inteligência Artificial para Finanças. Essas pesquisas têm trazido importantes avanços nas áreas de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas, no Brasil e no mundo, o que contribui para o protagonismo internacional da ciência brasileira.

pessoas no auditório assistindo ao evento.
Foto: João Marques – Reitoria/Unicamp. O Workshop foi realizado nos dias 07 e 08 de março, no Instituto Eldorado.

O Workshop, que ocorreu nos dias 07 e 08 de março de 2024, teve como objetivo, divulgar os avanços desenvolvidos pelo H.IAAC e promover a conexão entre alunos, pesquisadores e influentes profissionais da área de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas no Brasil.

*Saiba mais sobre o HIAAC

banner do HIAAC.