Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Comunidade interna

Coordenadoria Geral da Unicamp organiza parceria com a Prefeitura de Campinas

A ideia é desenvolver iniciativas conjuntas para o aperfeiçoamento do serviço público nas duas instituições.

Nesta segunda-feira (15) a Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, recebeu a Secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Prefeitura Municipal de Campinas (SMGDP), Sra. Eliane Jocelaine Pereira. A visita da Secretária teve por objetivo apresentar as principais ações que a Prefeitura de Campinas desenvolve com os seus servidores e prospectar novas parcerias entre as duas instituições.

pessoas fazendo reunião
A Coordenadora Geral da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti (ao centro); A Secretária da SMGDP, Sra. Eliane Jocelaine Pereira; Sr. Fábio Henrique Fedrizzi Custódio; Sr. Victor Lobo (à esquerda na foto). O Coordenador da Educorp, Edison Lins; e instrutor da Educorp, Sr. Thiago Rosa (à direita na foto).

Também participaram da reunião, o Coordenador Executivo, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), Sr. Edison Cardoso Lins; o responsável pelo Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, da Prefeitura de Campinas (DAGPI), Sr. Fábio Henrique Fedrizzi Custódio; o analista e responsável pelo Laboratório de Inovação da Prefeitura de Campinas, Sr. Victor Lobo e o servidor da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT) e instrutor da Educorp, Sr. Thiago Rosa.

A Unicamp, através da Educorp, já desenvolve parceria com a Escola de Governo e  Desenvolvimento do Servidor, da Prefeitura de Campinas, por meio da capacitação em Linguagem Simples, para a atualização da Carta de Serviços do Município. A partir dessa ação colaborativa, foram identificadas novas formas de parcerias e ações conjuntas, para o avanço e o aprimoramento do serviço público, tanto da Prefeitura, quanto da Unicamp, para melhor servir a população do município de Campinas.

Para a Coordenadora da Universidade, Maria Luiza Moretti, a Unicamp avançou bastante na questão da inclusão, da diversidade e da valorização do servidor público, porém ainda há um caminho a percorrer, para que a Universidade se torne mais inclusiva. ‘Posso citar um exemplo referente à valorização das mulheres em cargos de liderança. Das 24 Unidades de Ensino e Pesquisa, apenas 03 Unidades possuem Direção feminina (Faculdade de Enfermagem; Instituto de Física; Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). É preciso desenvolver mecanismos para mudar esse cenário”, afirmou Moretti.

A SMGDP é a secretaria responsável por formular as políticas de gestão, desenvolvimento e valorização dos servidores públicos. Promove e administra políticas de benefícios, de saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de implementar políticas de desenvolvimento gerencial e capacitação profissional de servidores municipais.  A Secretária, Sra. Eliane Jocelaine Pereira, apresentou algumas diretrizes e programas desenvolvidos pela Secretaria, como: (1) aprimoramento dos processos seletivos e concursos; (2) aprimoramento da carreira do servidor público; (3) Programa de Liderança para mulheres “Lidera”; (4) Programa de Lideranças Negras; (5) Proteção à servidora vítima de violência doméstica; (6) Programa de Qualidade de Vida do Servidor; (7) Plataforma de seleção de talentos e lideranças; (8) Programa de Novo Modelo de Reinserção e Readaptação dos servidores; (9) Programa “ELOS”, que trabalha a prevenção e a atenção aos servidores usuários de álcool e outras drogas; (10) Programa de Saúde Mental para os servidores;  além de outros estudos, como: mecanismos de liderança e diferenciação na carreira; estudos de políticas afirmativas e diversidade de gênero.

Secretária recebendo presente
A Coordenadora Geral da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti e a Secretária da SMGDP, Sra. Eliane Jocelaine Pereira

Para a Secretária, Sra. Eliane Jocelaine Pereira, é necessário compreender a realidade do servidor e empenhar esforços para promover ações e políticas que visem contribuir com a estruturação do serviço público. “Os Programas e estudos, desenvolvidos no âmbito da Secretaria, têm o objetivo de promover a “vocação do servir” no quadro de servidores do Município de Campinas”, afirmou Pereira. “O serviço público deve ser representativo da diversidade da população do município, visando o desenvolvimento humano e a equidade de gênero, raça, etnia e cultura”, completou a Secretária.

Contribuir com a sociedade e fazer a diferença na comunidade a sua volta é um compromisso que a Unicamp tem como uma de suas diretrizes. Para o Coordenador da Educorp, Edison Lins, a parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Campinas promoverá ganhos tanto para a população, quanto para as duas instituições. “Ações conjuntas como a qualificação em linguagem simples e a capacitação técnica de servidores, além de promover a eficiência dos recursos públicos, fortalecem o segmento como instituição pública,”, acrescentou Lins. 

No segmento de capacitação dos servidores da Prefeitura de Campinas, o responsável pelo Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, Sr. Fábio Custódio, informou que se encontra em processo de finalização, a contratação do curso de extensão em Gestão Pública, oferecido pelo Instituto de Economia da Unicamp. “O objetivo é capacitar o servidor para exercer a vocação institucional, requerida pelo serviço público. Compreender questões como territorialidade e comunidade contribui para que a Prefeitura, por meio de seus servidores, possa elaborar políticas públicas eficazes, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados” concluiu Custódio. 

A Educorp tem, com visão estratégica, estabelecer novas parcerias com outras escolas corporativas. Nesse sentido, Thiago Pinheiro Rosa, instrutor e conteudista da Educorp, informou que, no tema da Linguagem Simples, foi firmada uma parceria com o Tribunal de Contas da União – TCU, o que vem contribuindo para o avanço da capacitação em comunicação para criação e/ou revisão de documentos públicos.

A professora Maria Luiza informou que a parceria será de muito sucesso e tem todo o apoio da Coordenação da Universidade. Novas conversas serão realizadas para a formalização da parceria e ações conjuntas, entre a Unicamp e a prefeitura de Campinas. 

Conheça a Educorp

Conheça os Programas da Prefeitura Municipal de Campinas


Ir para o topo