Na última sexta-feira (8), na sala do Conselho Universitário (Consu), a Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, recebeu representantes de universidades e instituições governamentais e diplomáticas da Finlândia. Entre as autoridades desse país, estavam a Sra. Jonna Korhonen, Diretora da Divisão de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; Sra. Johanna Kivimäki, Conselheira de Ensino Superior e Ciência do Consulado da Finlândia em São Paulo; e a Sra. Maija Airas, Chefe de Unidade da Agência Nacional Finlandesa para Educação.

mesa diretiva da visita da comitiva da Finlândia.
Foto: Antonio Scarpinetti – SEC/Unicamp. Mesa diretiva composta por representantes da Unicamp e da Finlândia.

Organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), a visita contou também com a participação, na mesa diretiva, do Pró-reitor de Pesquisa (PRP), Prof. Dr. João Marcos Romano; do assessor da Pró-reitora de Graduação (PRG), Prof. Dr. Flávio Luís Schmidt; do assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), Prof. Dr. Alfredo Cesar Barbosa de Melo.

representantes da Finlândia e a reitora em exercício.
Foto: Antonio Scarpinetti – SEC/Unicamp. Da esquerda para direita: Sra. Johanna Kivimäki; Sra. Jonna Korhonen; Profa. Dra. Maria Luiza Moretti,Reitora em exercício; Sra. Maija Airas.

A reitora em exercício, professora Maria Luiza Moretti, destacou a importância do sistema educacional da Finlândia, como um dos mais avançados do mundo e a visita da delegação como uma grande oportunidade de conversar e trocar experiências para construir laços sólidos entre as instituições dos dois países.

A diretora da Divisão de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, Sra. Jonna Korhonen, informou que seu país estabeleceu metas para a educação até 2030, com o objetivo de atingir o percentual de 50% de jovens adultos com nível superior, além de investir 4% do PIB do país em educação superior.

Reitora em exercício e diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia.
Foto: Antonio Scarpinetti – SEC/Unicamp. Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti e a Sra. Jonna Korhonen, Diretora da Divisão de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia.

A visita da comitiva finlandesa à Unicamp faz parte de uma visita mais ampla da delegação ao Brasil, no período de 4 a 8 de março de 2024. Os participantes da delegação universitária são, na sua maioria, responsáveis pela internacionalização das universidades, bem como vice-reitores e reitores, responsáveis pelo ensino superior em suas instituições. Suas áreas de foco são: transição verde (por exemplo, energia, bioeconomia e economia circular); transição digital (TIC, IA, etc.), bem como ciências da educação.

O objetivo da visita é aumentar a capacidade das IES finlandesas na compreensão do ensino superior e do cenário científico brasileiro, além de criar contatos e oportunidades para novas colaborações. Dessa forma, a delegação visa promover o ensino superior e a cooperação, da graduação à pós-graduação, entre universidades finlandesas e brasileiras e instituições de ensino superior (IES).

Também fizeram parte da comitiva, Instituições de Ensino Superior da Finlândia, por meio de seus Diretores, os quais fizeram uma breve apresentação da sua instituição, como as Universidades de: Oulu, Savonia, Turku, Satakunta, Seinäjoki, de Haaga-Helia e Lapland.

fotos de representantes de Universidades da Finlândia.
Foto: Divulgação CGU/Unicamp. Representantes de Universidades finlandesas.

A Unicamp se apresentou à comitiva, por meio de um vídeo institucional e, no decorrer dos trabalhos, docentes e pesquisadores apresentaram projetos relevantes, desenvolvidos pela Universidade, como: o Programa AmazonFACE, coordenado pelo Prof. Dr. David Montenegro Lapola, que se trata de um experimento de campo para monitorar o comportamento das espécies do local, perante o aumento no nível de gás carbônico na atmosfera; o projeto de eficiência energética e transição energética, desenvolvidos pelo Programa Campus Sustentável e pelo Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva; ações de governança e transição digital das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na universidade, apresentadas pelo Prof. Dr. Ricardo Dahab, Diretor-executivo, da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC).

pesquisadores apresentando os seus projetos.
Foto: Divulgação CGU/Unicamp. Apresentação de projetos da Unicamp. Da esquerda para a direita: Prof. Dr. David Montenegro Lapola; Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva; Prof. Dr. Ricardo Dahab.

No dia anterior (7), a comitiva também participou de uma visita à Universidade de São Paulo (USP), onde foi possível conhecer iniciativas da universidade, como a AUCANI (Agência da USP para internacionalização), além de prospectar possíveis formas de colaboração com as universidades da Finlândia. Na ocasião, os representantes da delegação falaram sobre o sistema de educação superior da Finlândia e sobre possibilidades de financiamento de pesquisa e bolsas de estudos no país.

O evento também contou com a participação de docentes, pesquisadores e diretores convidados; da equipe da Reitoria, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais; além de convidados da comunidade universitária da Unicamp.

* Confira matéria original no Portal da Unicamp