Comunidade interna Eventos

Reitora em exercício participa do fórum: “Mulheres e Instituições”

O evento foi realizado na Universidade de São Paulo (USP), em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher".

Na última sexta-feira (8), a Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, esteve presente no evento “Mulheres e Instituições”, ocorrido na Universidade de São Paulo (USP), ao lado do Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da USP; da Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-reitora da USP e Vice-presidente do Centro Observatório das Instituições (COI); de Ricardo Lewandowski,  Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública e Presidente do Centro Observatório das Instituições (COI); da Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, Reitora da UNIFESP; da Profa. Dra. Cláudia Regina Vieira, Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC; da Profa. Dra. Ana Elisa Bechara, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero do Centro Observatório das Instituições (COI).

plateia no auditório
Mesa de abertura do fórum. Da esquerda para direita, a pró-reitora da UFABC, Profa. Dra. Cláudia Vieira; a reitora da Unifesp, Profa. Dra. Raiane Assumpção, o reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Carlotti; a vice-reitora da USP, Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda; a reitora em exercício da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti e coordenadora do GT gênero do COI, Profa. Dra. Ana Elisa Bechara.

O fórum foi organizado pelo Centro Observatório das Instituições (COI), organismo que reúne professores, pesquisadores e personalidades brasileiras, com o objetivo de desenvolver atividades científicas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Presidido pelo ex-ministro do STF e atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o Observatório atua em seis áreas: gênero, democracia, desigualdade, meio ambiente, cultura e segurança.

Realizado no Dia Internacional da Mulher, o fórum teve por objetivo discutir o enfrentamento da desigualdade de gênero nas carreiras científicas e no Sistema de Justiça do Brasil.

foto da reitora em exercício da Unicamp
A Reitora em exercício da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti.

A reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, apresentou dados da Unicamp, para demonstrar a falta de equidade de gênero. Segundo os dados apresentados, apenas 8,3% dos cargos de direção, nos órgãos e institutos da Unicamp, são ocupados por mulheres e 58,3% dos cargos de diretoras associadas — que são equivalentes ao de vice-diretora — são ocupados por mulheres. “Por que a mulher chega à vice-diretora e não à diretora?”, questionou Moretti.

Moretti continuou, informando que um fenômeno semelhante ocorre no desenvolvimento da carreira docente das mulheres. Dados da Unicamp mostram que a Universidade conta com 44% de mulheres no nível MS3-1, ponto inicial da carreira, mas ocupam  apenas 27% das vagas para professor titular. A professora defende, que essa situação merece uma investigação sobre os fatores responsáveis pelas mulheres não avançarem na carreira.

Durante o fórum, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho para padronizar as bases de dados relativas a gênero, em todas as universidades públicas do estado de São Paulo.

pessoas assinando documento
Formalização do GT para padronizar as bases de dados relativas a gênero em todas as universidades públicas de São Paulo

*Confira matéria original no Portal da Unicamp

Confira matéria no Jornal da USP