No ano de 2024 acontecerá a 19ª edição da UPA – Unicamp de Portas Abertas e os trabalhos para a organização do evento já começaram! Seguindo o formato do ano passado, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp abrirá as suas portas no mês de agosto (17) para os estudantes de escolas de todo o país. Na sua última edição, a UPA contou com mais de 36 mil estudantes de cerca de 500 escolas do estado de São Paulo, além de estudantes oriundos de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.

Este ano, a estimativa é receber um público ainda maior do que em 2023, uma vez que a Unicamp vem se destacando em diversos rankings universitários, como o QS Latin America University Rankings 2024, que classifica a Unicamp como a 3ª melhor universidade da América Latina. No QS World University Rankings by Subject 2023, edição na qual participaram 1594 instituições de ensino superior, a Universidade se destaca em áreas como Engenharia de Petróleo, Odontologia, Linguagens Modernas, Engenharia Química, Sociologia, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Para a realização do evento, que ocorre das 9h às 17h, é necessário uma operação logística de grande porte, na qual estão envolvidas as Unidades de Ensino e Pesquisa das quatro áreas do conhecimento: exatas, humanas, biológicas e tecnológicas; os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa; o Museu Exploratório de Ciências, além de órgãos administrativos, de comunicação e de infraestrutura do campus.

Até o presente momento, a Unicamp constituiu dois Grupos de Trabalho, sendo um deles para a elaboração de um planejamento para as contratações e acompanhamento das despesas, frente à nova Lei de Licitações e Contratos, e outro Grupo para a proposição de um plano de logística para o evento. O próximo passo será a constituição da Comissão Organizadora e das Subcomissões da Unicamp de Portas Abertas 2024.

A Coordenadoria Geral da Universidade – CGU, órgão da Administração Central, é a responsável pela coordenação das macroações de todo processo que envolve o evento.

Em breve, voltaremos com mais atualizações!

Acesse os links para conferir mais informações:

Encontro de Gerações

UPA 2023