No dia 19 de abril de 2023, a Unicamp recebeu a visita do Consulado Geral do Japão em São Paulo, com a presença da vice-cônsul do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa, Excelentíssima Sra. Akiko Kikuchi, e sua Assessora Consular, Sra. Stella Mie Tanaka Wendler.

(Divulgação: Ludmila Pioli / DERI / Unicamp)

As representantes do Japão estiveram pela manhã do dia 19 nos espaços da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) para divulgação de bolsas de pós-graduação do Programa bolsa MEXT para nossos estudantes da Unicamp. O evento híbrido contou com um público significativo, estando presentes mais de 100 pessoas no Auditório ID2 da FEM e mais de 40 participantes on-line.

(Divulgação: Ludmila Pioli / DERI / Unicamp)

As atividades foram conduzidas, apresentando o Japão, as especificidades daquele país, as oportunidades das universidades nipônicas – as quais são de grande prestígio nacional e internacionalmente, segundo rankings internacionais de avaliação de produtividade acadêmica – além de aproximar o público da cultura japonesa por meio de relatos de ex-bolsistas acerca da experiência fora do Brasil e dos frutos após retorno de internacional. Com apoio do Prof. Dr. Celso Morooka (FEM), o público pode compreender métodos e ferramentas para construção de projeto de pesquisa os quais são obrigatórios para submissão de inscrições para mobilidade financiada pelo Japão.

(Divulgação: Ludmila Pioli / DERI / Unicamp)

Após atividades na FEM, a comitiva seguiu para o Salão Nobre do Gabinete do Reitor, onde se encontrou com autoridades da Unicamp para negociações de acordos e convênios internacionais entre Unicamp e Japão. Na presença da Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luíza Moretti, a reunião foi conduzida e dialogada na presença da vice-cônsul Kikuchi, assessora Stella Tanaka além do Diretor Executivo de Relações Internacionais, Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, o Assessor para Relações Internacionais, Prof. Dr. Rafael Dias, Assessor Docente da Coordenadoria Geral da Universidade, Prof. Dr. Plínio Trabasso, Prof. Dr. Celso Morooka (FEM) e Sra. Ana Paula Fontana, Coordenadora de Mobilidades da DERI.

(Divulgação: Ludmila Pioli / DERI / Unicamp)

Após negociações acerca das atividades de mobilidade e internacionalização da Universidade, Profa. Dra. Maria Luíza Moretti pôde compartilhar com as representantes do Japão seu projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com o governo japonês que está há 25 anos em desenvolvimento e produzindo frutos de escala local, regional, nacional e internacional.

O projeto de cooperação internacional da área de Infectologia apresentado Coordenadora Geral Maria Luíza Moretti teve a participação da Chiba University e o aporte da Japan International Cooperation Agency. A grandiosidade da pesquisa é destacada devido a diversos fatores, dentre eles, ao alcance fora do território nacional, como em Moçambique, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde além de países na América Latina como Argentina, Nicarágua, Panamá, Equador.

Professora Moretti agradeceu ainda a parceria com governo japonês e os diversos pesquisadores que já contribuíram com o desenvolvimento e as distintas etapas do projeto. Além de pesquisadores e pesquisadoras da Unicamp, agradeceu outras instituições locais como a Prefeitura Municipal de Campinas, Hospital Mario Gatti, Instituto Adolfo Lutz, Hospital Ouro Verde assim como Centro Infantil Boldrini os quais abrigam parte dos pesquisadores.

A Universidade de Campinas parabeniza, em nome da Profa. Dra. Maria Luíza Moretti, a sua comunidade de pesquisa pela constante movimentação em busca de caminhos para soluções de problemas sociais, reforçando sua missão universitária. A Unicamp agradece ainda a presença das autoridades japonesas e reforça seu comprometimento com futuros laços acadêmicos, científicos, educacionais e sociais.

Texto: Ludmila Pioli (DERI)