No mês de maio, o Grupo de Trabalho, composto por servidores e docentes da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e da Diretoria Executiva de TIC (DETIC) por meio da Portaria CGU 10/2023, de 28 de setembro de 2023, apresentou o resultado parcial das suas atividades. O GT tem como objetivo complementar e atualizar o Portal Transparência Unicamp, com informações relevantes e de interesse da sociedade civil e da comunidade universitária.

Equipe da CGU/Unicamp
Equipe da Coordenadoria Geral da Universidade – CGU/Unicamp e integrantes do GT Portal Transparência Unicamp

O Portal Transparência Unicamp segue as determinações da Deliberação CAD A-004/2022, Art. 7º e disponibiliza as seguintes informações: (1) informações orçamentárias e financeiras; (2) informações relativas às licitações e contratos; (3) informações relativas a convênios;  (4) informações relativas a pessoal; (5) informações acadêmicas.

A coordenadora geral da universidade e vice-reitora, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, entende que o Portal Transparência Unicamp é uma ferramenta que disponibiliza dados e informações relevantes  das atividades da Universidade. “Tanto para nós, como comunidade universitária, quanto para a sociedade, o Portal possibilita saber quem somos”, enfatizou a coordenadora.

Considerando tornar o Portal uma referência completa, com todas as informações requeridas em norma, as atividades se concentraram em três segmentos.

Para o coordenador do SIC, Fábio Pinheiro, com a inserção das informações, o objetivo é que o Portal Transparência seja o principal repositório de informações institucionais (confiável, atualizado e dinâmico).

quadro com ações

> Divulgação de informações de assistência à saúde – HC e CAISM: com atualização mensal de dados disponibilizados dois meses após o fechamento. Ex.: referência de janeiro disponibilizada em março.

quadro com ações

> Remodelação da forma de divulgação de salários: novo painel de disponibilização das informações, antecedido por uma nota explicativa, referente à composição de filtros de busca, com a inserção, por exemplo, de nome, matrícula, mês e ano.

quadro com ações

> Disponibilização e tratativas referentes às informações acadêmicas: trata-se da disponibilização de indicadores, referentes às atividades-fim da Universidade, como dados de graduação, pós-graduação (na primeira etapa).

quadro com ações

O trabalho é contínuo e contemplará novos conteúdos, como por exemplo, informações de pesquisa, extensão e cultura (PRP e ProEC), além de internacionalização e corpo de servidores.

O prazo para os trabalhos do GT são doze meses, cujo início ocorreu em setembro de 2023, com prazo para finalização das atividades, em agosto de 2024.

Fazem parte do GT os servidores: Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva (SIC); Silviane Duarte Rodrigues (EDAT/CGU); Ana Paula Montagner (CGU); Patrícia Asfora Falabella Leme (CGU); Alexandre Henrique de Melo (EDAT/CGU); Alessandra Reggio (SIC). E os docentes: Prof. Dr. Plinio Trabasso (CGU) e Prof. Dr. Ricardo Dahab (DETIC).

Acesse o Portal Transparência Unicamp