Reitora em Exercício participa da 31ª Edição do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

O Pibic 2023 recebeu a inscrição de 1.339 trabalhos – 55 deles de estudantes do ensino médio

mesa com pessoas sentadas
Foto: Antonio Scarpinetti. Mesa de abertura da 31ª edição do Congresso de Iniciação Científica

Nesta quarta-feira (25) ocorreu a abertura da 31ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. O congresso reúne alunos e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para divulgar os resultados de projetos de iniciação científica e tecnológica, realizados por alunos de graduação da Unicamp e de outras instituições. O evento irá até sexta-feira (27) e busca promover a interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas.

auditório com pessoas sentadas
Foto: Antonio Scarpinetti. Público no auditório do Centro de Convenções para a abertura do congresso

A reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, participou da cerimônia de abertura e agradeceu a participação de cada um dos alunos no Programa. “Queria que cada um de vocês tentasse descobrir o que o despertou para fazer pesquisa. Mas, seja qual for o fator desencadeador, acreditem que esse tipo de atividade vai melhorar cada um de vocês como pessoa”, disse Moretti dirigindo-se aos estudantes. “E que esse sentimento investigativo possa impulsionar cada um de vocês pelo resto de sua vida profissional”, acrescentou Moretti.

O pró-reitor de pesquisa, Prof. Dr. João Romano, que também participou da mesa de abertura, disse que o Pibic ensina o aluno a trabalhar com o método científico e, muitas vezes, mostra a importância do trabalho em equipe. “O programa de iniciação vai além do que se ensina em sala de aula; funciona como um elemento retroalimentador, fazendo com que o aluno, depois de sair para a investigação, volte à sala de aula com uma visão diferente sobre as coisas e o mundo”, afirmou Romano.

pessoas posando ao lado de trabalhos do pibic
Foto: Antonio Scarpinetti.No sentido horário, os estudantes Ana Lívia Viscondi da Silva (Fecfau), Gabriel Mateus Alves de Lima (IG), Bruna Tofoli Tordin (FEA), Jonatas Viana de Souza (IQ)

A pesquisa produzida na Unicamp responde por 7,1% da produção acadêmica nacional e está estruturada em torno de 24 unidades de ensino e pesquisa e 21 centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa. Essa produção conta ainda com 26 centros temáticos de pesquisa, vinculados a programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de dezenas de laboratórios.

Leia matéria original no Portal da Unicamp: Congresso de Iniciação Científica – PIBIC/Unicamp