Coordenadoria Geral da Universidade participa de encontro com a delegação da UFABC

O Encontro aconteceu na sede da Agência de Inovação da Unicamp – Inova

Reitor ao centro com o reitor e a vice reitora da UFABC
Foto: Antoninho Perri. Comitiva da UFABC (Prof. Dr. Dácio Matheus, reitor da UFABC e a vice-reitora da UFABC, Profa. Dra. Mônica Schroder) recebida pelo reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio Meirelles.

Na tarde desta segunda-feira (9), a delegação da Universidade Federal do ABC (UFABC), visitou a Universidade para conhecer alguns programas e atividades da Unicamp, entre eles, o Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) e o processo de implantação do Vestibular Indígena.

Os representantes da UFABC discutiram ainda a possibilidade de parcerias com a Unicamp em programas de saúde mental, ações de promoção da equidade de gênero, métricas, parcerias em centrais multiusuários e ações relacionadas a entidades empreendedoras.

O reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles recebeu, na sala do Consu, o reitor e a vice-reitora da UFABC, Prof. Dr. Dácio Matheus e Profa. Dra.  Mônica Schroder.

Participaram também do encontro, os pró-reitores Prof. Dr. Fernando Sarti (Desenvolvimento Universitário) e Prof. Dr. Fernando Coelho (Extensão e Cultura) e o chefe de gabinete, Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner. O evento foi organizado pelo assessor docente de gabinete, Prof. Dr. Roberto Donato.

Na parte da tarde, a comitiva composta por 17 pessoas, visitou a sede da Inova, na Fazenda Argentina. Na ocasião, puderam conhecer as atividades da Coordenadoria Geral da Universidade, CGU, como Métricas, Tratamento de Dados, Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico (Planes).

Vice reitora da Unicamp
foto: João Marques. Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, no encontro com representantes da UFABC, na sede da Inova.

O Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (EDAT), órgão da CGU, apresentou as atividades desenvolvidas com as diferentes categorias de dados institucionais, a fim de viabilizar informações estratégicas para tomada de decisão pela Administração Central da Universidade. Assessora de Gabinete, Silviane Rodrigues, apresentou os indicadores elaborados pela CGU, para o acompanhamento do Planejamento Estratégico da Universidade.

Equipe do EDAT/CGU
Foto: João Marques. Apresentação do Escritório de Dados. Silviane Duarte Rodrigues (Assessora de Gabinete CGU) e Alexandre Henrique de Melo (Assistente Técnico CGU).

A Assessora de Gabinete, Ana Paula Montagner, falou sobre a participação da Unicamp no Projeto Métricas da Fapesp e apresentou um breve panorama dos dados institucionais de suporte à decisão.

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa e Assessora de Gabinete falando.
Foto: João Marques. Apresentação de Indicadores do Planes da Unicamp. Ana Paula Montagner (Assessora de Gabinete CGU).

No próximo ano, 2024, terá início um novo ciclo de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Campinas. A Avaliação ocorre quinquenalmente e os seus resultados são utilizados como insumo para a revisão do Planejamento Estratégico, no âmbito do Ciclo de Gestão Estratégica da Universidade. A estruturação e coordenação do processo de avaliação já se iniciaram este ano, com a participação dos gestores das Unidades e Órgãos da Universidade. O responsável pela condução do processo, Marcelo Phaiffer, apresentou para a delegação da UFABC, as fases da Avaliação Institucional e as ações necessárias para o seu desenvolvimento.

Assistente Técnico CGU falando
Foto: João Marques. Apresentação do processo de Avaliação Institucional e do Planejamento Estratégico da Unicamp. Marcelo Phaiffer (Assistente Técnico CGU).

Os representantes da UFABC também conheceram o processo de participação da Universidade em Rankings Universitários. A Unicamp vem ocupando posição de destaque em rankings como QS e THE.

Professor em pé falando
Foto: João Marques. Apresentação do desempenho da Unicamp nos Rankings Universitários.  Prof. Dr. Renato Garcia (Assessor Docente PRDU).

Leia matéria original no Portal da Unicamp: Visita Comitiva UFABC