A Unicamp e o governo da Zâmbia, país localizado no sul da África, iniciaram nesta sexta-feira (5) um processo de aproximação que poderá resultar em parcerias e ações colaborativas em diversas áreas.

A visita da delegação da Zâmbia foi organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI. Além do ministro de Infraestrutura, Habitação e Planejamento Urbano, Sr. Charles Milupi, a comitiva africana contou com 19 dirigentes.

Da esquerda para direita, professor de economia da PUC-Campinas, o zambiano Duncan Chaloba; o embaixador do país no Brasil, Coillard Muwvema e o ministro Charles Milupi

A delegação foi recebida pelo magnífico reitor, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, pela Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, pelos professores da DERI: Osvaldir Taranto, Rafael Dias e Alfredo de Mello, pelo professor Luiz Carlos Pereira Silva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e pela arquiteta e urbanista Mariana Rodrigues Ribeiro dos Santos, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, diz que tem apoiado iniciativas de internacionalização e garante que a Universidade está interessada em expandir essas ações de colaboração. A professora lembrou que a Unicamp mantém acordos com instituições de ensino de Angola e Moçambique – ambos países africanos de língua portuguesa – e que pretende expandir suas parcerias para outros países da região.

Leia a matéria na íntegra no Portal da Unicamp.