UPA

Tem início o programa Unicamp de Portas Abertas 2021

Com formato inteiramente virtual, teve início a edição 2021 do programa Unicamp de Portas Abertas (UPA). A abertura contou com a participação do reitor e da coordenadora-geral da Universidade, Antonio José Meirelles e Maria Luiza Moretti. A UPA 2021 segue até o dia 23 de julho, com uma programação voltada a apresentar a Universidade para o público em geral, especialmente aos estudantes do ensino médio. As atividades incluem também painéis acerca de assuntos da atualidade que perpassam as atividades da Unicamp, como inovação; produção científica e tecnológica; sustentabilidade e direitos humanos.

Durante a programação da UPA, apontou o reitor, os alunos poderão ter uma vivência sobre o que é a Unicamp. “Poderão ver aquilo que melhor a nossa Universidade fornece à sociedade, em termos de formação, de recursos humanos, de pessoas, em nível de graduação e pós-graduação. Terão contato com nossas pesquisas em ciência, tecnologia e inovação, com a geração de conhecimento e a valorização da cultura”.

O professor Antonio José Meirelles também frisou a importância de políticas da Unicamp que trazem uma maior diversidade de alunos para seu interior. “Aqui vocês também encontrarão uma universidade aberta à sociedade, procurando, através da suas políticas de inclusão e de permanência estudantil, refletir cada vez melhor a diversidade do nosso país”.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, compartilhou um pouco da sua história com a Universidade, em que ingressou em 1971 como aluna de graduação. Vinda de escola pública, a professora pontuou que é possível ter acesso à Unicamp e incentivou os estudantes a cursarem o ensino superior.

“O ensino superior pode alavancar a vida de vocês, não só no sentido de empreendedorismo, não só no sentido de melhores oportunidades para a vida profissional, mas também mas principalmente para a própria vida de vocês. A aprendizagem, o ensino, tudo o que nós podemos adquirir na Universidade é um tempo único em nossas vidas e fica para sempre em nossos pensamentos, em nossa personalidade como época boa, produtiva e cheia de novos conhecimentos”, disse.

Também participaram da abertura da UPA 2021 o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti; o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro; a pró-reitora Pós-Graduação, Rachel Meneghello; o pró-reitor de Pesquisa, João Marcos Romano; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho; e a coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen), professora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel;

Atividades seguem

Ainda neste primeiro dia da UPA 2021, ocorrem atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação, às 14h, e uma live organizada pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) sobre modalidades de Ingresso na Unicamp e o formato das provas do Vestibular Unicamp, às 17h30.

Confira os detalhes da programação:

3ª feira – 20 de julho

14h – Atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação – programação completa em www.upa.unicamp.br/programacao-2021

17h30 – Live com a Comvest sobre as Modalidades de Ingresso na Unicamp e o formato das provas do Vestibular Unicamp. Participação dos professores José Alves Neto (diretor da Comvest) e Márcia Mendonça (coordenadora acadêmica da Comvest)

Acesso em youtu.be/rPnLJQOoyZM

4ª feira – 21 de julho

10h – Painel “Ciência e Tecnologia na Pandemia”

Participação dos professores Marcelo Mori, Luiz Carlos Dias, Anderson Rocha e Marisa Beppu, membros da Força-Tarefa Unicamp no Combate à Covid-19, e dos estudantes Rogério Bataglioli e Lucas Buscaratti.

Acesso em youtu.be/v6QWpVhf2Yg

17h30 – Live interativa no perfil oficial do Vestibular Unicamp no Instagram – @vestunicamp

5ª feira – 22 de julho

10h – Painel “Inovação e Empreendedorismo na Universidade”, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova)

Participação de Mariana Inglez (gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp), David Figueira (ex-aluno da Unicamp, CEO do Grupo Lamas e presidente do grupo Unicamp Ventures), Augusto Gouveia (presidente da Liga Empreendedora da Unicamp) e Leonardo Galissio (diretor de Expansão da Federação de Empresas Júniores do Estado de São Paulo).

Acesso em youtu.be/UG1mUn8zsOA

17h30 – Live com a Comvest sobre as políticas de inclusão e permanência estudantil na Unicamp. Participação dos professores José Alves Neto (diretor da Comvest) e Mariana Nery (coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE).

Acesso em youtu.be/pihjsne264s

6ª feira – 23 de julho

10h – Painel “Sustentabilidade e Direitos Humanos”

Participação de Luiz Carlos Pereira da Silva (coordenador do projeto Campus Sustentável), Danúsia Arantes (coordenadora do projeto Olhos no Futuro), Josianne Cerasolli (coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp) e dos estudantes Dara Signoreti, Daniel Correia e Waldir Junio Rodrigues.

Acesso em youtu.be/aeu4KnCQBbo

17h30 – Live interativa da Comvest – Quiz sobre o Vestibular Unicamp

Acesso em youtube.com/watch?v=wBPLjfK1V0Y

Unicamp de Portas Abertas 2021 – Edição Virtual