Conteúdo principal Menu principal Rodapé
UPA

Edição inédita da UPA será realizada pela Unicamp em formato virtual

Por conta das adaptações necessárias impostas pela pandemia de covid-19, a Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta em 2021 em formato virtual

Depois de uma pausa em 2020 por conta das adaptações necessárias impostas pela pandemia de covid-19, a Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta em 2021 em formato virtual. Apesar da distância física, o evento tradicional da Unicamp mantém o compromisso de aproximar alunos do Ensino Médio e vestibulandos da Universidade e, neste ano, pode chegar a jovens de todo o país. 

A UPA 2021 será realizada entre os dias 20 e 23 de julho e a programação será composta por painéis com discussões a respeito de grandes temas que passam pela atuação da Universidade, como inovação e empreendedorismo, ciência na pandemia, sustentabilidade e direitos humanos. Haverá ainda atividades e bate-papos com professores e alunos dos cursos de graduação da Unicamp, além de vídeos e conteúdos que apresentam a infraestrutura e os serviços disponíveis nos campi aos universitários. Para quem pensa em prestar o vestibular da Unicamp, a Comvest também está preparando painéis e bate-papos sobre as modalidades de ingresso na Universidade, organização das provas e políticas de inclusão e permanência voltadas aos estudantes. 

Todas as atividades terão transmissão pelo YouTube e os visitantes virtuais poderão interagir por meio de chat e outros canais de comunicação. Os links para acesso estarão reunidos no site oficial da UPA, http://www.upa.unicamp.br/. Nele também será possível conferir um vídeo especial que vai apresentar o espaço físico do campus, destacando áreas comuns como o Ciclo Básico, Biblioteca Central e Restaurante Universitário, e detalhes institucionais sobre as diferentes unidades e órgãos que compõem a Unicamp.

“A UPA é um evento de grande importância por permitir a aproximação entre a Universidade e os alunos de ensino médio e vestibulandos. É uma oportunidade de interação em que a Unicamp apresenta seus cursos, laboratórios, pesquisas, estruturas e esclarece dúvidas sobre as respectivas carreiras profissionais. Na edição de 2021, nossa expectativa é que o formato virtual viabilize que mais estudantes tenham a possibilidade de conhecer a Unicamp e que a UPA seja um evento que possa apoiá-los no processo de decisão sobre o futuro de suas carreiras profissionais”, comenta Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp.

Inscrições e informações

Apesar de neste ano a UPA não contar com a visita presencial ao campus de Barão Geraldo, o evento terá duas etapas de inscrições. Inicialmente, serão enviados às escolas o material de divulgação da UPA, para encaminhamento aos estudantes, e um formulário para que as instituições de ensino façam seu cadastro. O formulário pode ser acessado pelo link http://www.upa.unicamp.br/inscricoes-escolas-upa-2021

Depois dessa primeira etapa de inscrição das escolas, a organização enviará às instituições inscritas a programação detalhada da UPA 2021 e links para que os estudantes se inscrevam nos painéis e atividades que mais tiverem interesse. Contamos com a colaboração das escolas incentivando a participação de seus alunos e encaminhando a eles a programação e os links para as inscrições das atividades.

No entanto, os links para as transmissões estarão disponíveis no site da UPA e o acesso não será condicionado às inscrições prévias. A organização solicita que os interessados façam as inscrições para que seja possível conhecer mais o perfil dos estudantes brasileiros interessados na Unicamp e aprimorar o que a Universidade tem a oferecer. A programação detalhada também será divulgada no site da UPA, que vai receber atualizações constantes, e ainda nos perfis oficiais da Unicamp nas redes sociais. 

Serviço

Unicamp de Portas Abertas 2021 – Edição Virtual 
Datas: 20 a 23 de julho de 2021
Inscrições das escolas: http://www.upa.unicamp.br/form/inscricao-escolas-upa-2021 
Informações: http://www.upa.unicamp.br/ e perfis oficiais da Unicamp nas redes sociais

Originalmente publicado no Portal Unicamp em 24/05/2021

Ir para o topo