Notícias

Divulgação dos relatórios da pesquisa "Unicamp no contexto da pandemia Covid-19"

Publicado em 02/10/2020


O Observatório Institucional Unicamp divulga os resultados da pesquisa, realizada entre os meses de junho e julho de 2020 junto à comunidade universitária (docentes, discentes e funcionários), que buscou compreender o desenvolvimento das atividades de forma remota na universidade, assim como o processo de ensino-aprendizagem, mediado pela tecnologia, em tempos de pandemia (Covid-19), explorando três dimensões principais: Pessoas (experiência e condições); Processo (transmissão e captação do conhecimento) e Tecnologia (ferramentas e plataformas).

A taxa de resposta foi considerada adequada para este tipo de pesquisa. Houve adesão de 885 docentes, 78 professores dos colégios técnicos, 2.763 funcionários e 4.665 estudantes de graduação e pós-graduação.  

Os resultados da pesquisa apresentam dados que explicitam como a comunidade da Unicamp está lidando com a atual condição e apontam os principais desafios enfrentados durante a transição das atividades presenciais para as atividades remotas. Com essas informações, a Unicamp continuará aprimorando políticas institucionais e planejando atividades futuras.

A comunidade pode acessar os relatórios na aba Relatórios: https://www.observatorio.cgu.unicamp.br/relatorios 

A pesquisa também foi notícia no Jornal da Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/09/30/pesquisa-aponta-que-87-da-comunidade-universitaria-aprova-desempenho-da-unicamp 

Os responsáveis pelo Observatório e pela Pesquisa são os Professores Teresa Dib zambon Atvars (CGU), Milena Pavan Serafim (FCA/CGU) e Oswaldo Amaral (CESOP), com o apoio da pesquisadora pós-doc Monize Arquem (CESOP) e do servidor Emerson José Ferri (CGU). Agradecemos o apoio da PRG, do EA2 e do GGTE na validação das perguntas do questionário.

Outras informações, por favor, entrar em contato: survey@unicamp.br