Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Gestão

Conselho Universitário homologa indicações para Coordenadoria Geral e Pró-Reitorias da Unicamp

Consu homologa os indicados para ocupar os cargos de coordenadora geral e pró-reitores da Universidade

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp homologou nesta terça-feira (27) os indicados para ocupar os cargos de coordenadora geral e pró-reitores da Universidade. Os nomes homologados pelo Consu foram: Maria Luiza Moretti (Coordenadoria Geral da Universidade), Fernando Sarti (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário), João Marcos Travassos Romamo (Pró-Reitoria de Pesquisa), Ivan Felizardo Contrera Toro (Pró-Reitoria de Graduação), Fernando Antonio Santos Coelho (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e Rachel Meneguello (Pró-Reitoria de Pós-Graduação). A sessão foi realizada de forma virtual, com participação presencial apenas dos membros da nova gestão. 

Antes da aprovação da lista pelo Consu, o Reitor Antonio José Meirelles, Tom Zé, agradeceu o apoio prestado pelos membros do Conselho e pelos antigos titulares dos cargos pelo trabalho à frente da Unicamp desde 2017 e nesta transição de gestão. “Gostaria de agradecer a toda equipe que compartilhou esses anos de gestão com o professor Marcelo Knobel, a quem também agradeço por todo o processo que tivemos ao longo dessa gestão e na transição de gestões”, mencionou Tom Zé. 

Maria Luiza Moretti, nova Coordenadora Geral, destacou a importância do trabalho conjunto dos profissionais da Universidade, postura que tem sido mantida desde os primeiros tempos da Unicamp:  “Hoje, a Universidade está com 55 anos e cada equipe que se sucede aqui é uma equipe nova. Porém, é um grupo que dá continuidade a um trabalho que vem sendo feito desde a fundação da Universidade pelo professor Zeferino Vaz e que, ao longo desses anos, tornou a Unicamp uma das principais do mundo, da América Latina e do Brasil”. 

Maria Luiza Moretti destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos realizados por gestões anteriores à frente da Unicamp (foto: Antonio Scarpinetti)

Os novos titulares dos cargos também expressaram seus agradecimentos e pontuaram seus projetos para as respectivas áreas, salientando o valor do comprometimento com a excelência acadêmica, do estreitamento de laços com a comunidade externa e com a ampliação das políticas de inclusão e de diversidade. 

Ao final da sessão, Tom Zé também apresentou como novos titulares na Chefia de Gabinete da Reitoria os professores Paulo César Montagner (Chefe de Gabinete) e Adriana Nunes Ferreira (Chefe Adjunta de Gabinete), além da nova Procuradora Geral da Universidade, Fernanda Lavras Costallat Silvado. 

Confira o perfil da nova gestão à frente da Unicamp:

Maria Luiza Moretti é médica com residência em Medicina Interna e Infectologia, mestre em Ciências Médicas e doutora em Medicina Interna pela Unicamp. É professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp desde 1980. Luiza foi coordenadora do Internato Médico, da Comissão de Pesquisa e do Escritório de Internacionalização da FCM. Junto ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foi coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da Seção de Epidemiologia Hospitalar, além de ter sido Diretora Clínica do Hospital. 

Fernando Sarti é economista, mestre e doutor em Economia pela Unicamp. É professor do Instituto de Economia (IE) desde 2002 e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT). Junto ao IE, foi coordenador da Comissão de Pesquisa, chefe do Departamento de Política e História Econômica e diretor da unidade. Além disso, ocupou as diretorias Financeira e Executiva da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), foi membro da diretoria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies) e diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. 

Novos pró-reitores destacaram a importância de estreitar os laços da Unicamp com a comunidade e da ampliação das políticas de inclusão e de diversidade (foto: Antonio Scarpinetti)

João Marcos Travassos Romano é engenheiro elétrico e mestre em Telecomunicações pela Unicamp e doutor em Processamento de Sinais e Automática pela Universidade de Paris XI, na França. É docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) desde 1988, onde coordena o Laboratório de Processamento de Sinais em Comunicações (DSPCom). Na unidade, também foi vice-chefe e chefe do Departamento de Comunicações, coordenador associado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, diretor associado e diretor da FEEC. João Marcos também foi assessor e diretor de parcerias da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp e esteve na presidência da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). 

Ivan Felizardo Contrera Toro é médico, com residência médica em cirurgia geral, mestre e doutor em Cirurgia pela Unicamp. Desde 1987, é professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), unidade onde foi diretor entre 2014 e 2018. Junto ao Hospital das Clínicas (HC), foi Coordenador de Assistência, Diretor de Administração e Superintentente do Hospital. Ivan também foi representante brasileiro da Asociación Latinoamericana y del Caribe de Facultades y Escuelas de Medicina (Alafem) e representante das faculdades de Medicina na Comissão de Ensino Médico no Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Sessão do Conselho Universitário ocorreu de forma remota, contando com a participação presencial apenas dos novos pró-reitores (foto: Antonio Scarpinetti)

Fernando Antonio dos Santos Coelho tem graduação em Farmácia Industrial e mestrado em Síntese de Produtos Industriais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Ciências Físicas pela Universidade de Grenoble Alpes, na Suíça. É docente do Instituto de Química da Unicamp desde 1995, onde ocupou a chefia do Departamento de Química Orgânica. Entre os cargos ocupados na gestão da Universidade, foi presidente da Comissão de Gerenciamento Ambiental e vice-presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER). Ele também coordenou as comissões organizadoras de edições dos Congressos de Iniciação Científica da Unicamp e Programas Ciência e Artes nas Férias. 

Rachel Meneguello é graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Desde 1986, é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), unidade onde foi diretora associada do Arquivo Edgard Leurenroth, chefe do Departamento de Ciências Políticas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Coordenadora Geral de Pós-Graduação do Instituto. Ela também foi pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), fundadora e pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), onde foi diretora por quatro mandatos. Entre 2014 e 2017, Rachel ocupou o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação. 


Originalmente publicado no Portal Unicamp em 27/04/2021

Ir para o topo