Conteúdo principal Menu principal Rodapé
CGU

Dentro da Unicamp, a inclusão ganha voz: Programa de Extensão Ecoedu Ambiental oferece curso básico de Libras “in company”

Iniciativa leva a Língua Brasileira de Sinais aos ambientes de trabalho da Universidade e fortalece a inclusão, a acessibilidade e a convivência entre alunos, servidores, docentes e equipes.

A extensão universitária também começa dentro da própria Universidade, nos espaços onde convivemos, aprendemos e nos transformamos.

É nesse contexto que, ao completar 20 anos de atuação, o Programa de Extensão Ecoedu Ambiental, vinculado à Faculdade de Tecnologia de Limeira (FT/Unicamp), reafirma seu compromisso com a comunidade universitária ao oferecer o Curso Básico de Libras, na modalidade “in company”.

A proposta leva o ensino básico da Língua Brasileira de Sinais — Libras — diretamente aos ambientes de trabalho da Unicamp. Assim, alunos, servidores, docentes e equipes podem aprender juntos, de forma prática, integrada e no próprio local de atuação.

Com uma trajetória consolidada, o Programa Ecoedu já capacitou mais de 300 alunos apenas na Faculdade de Tecnologia de Limeira. A iniciativa amplia o acesso ao conhecimento e fortalece práticas voltadas à sustentabilidade, à educação e à inclusão.

Para a Profa. Dra. Lubienska Ribeiro, coordenadora do Programa Ecoedu, a ação mostra que a inclusão deve fazer parte da rotina da Universidade.

“A extensão universitária, para nós, começa dentro da própria Universidade. Levar o curso básico de Libras para os ambientes de trabalho é uma forma concreta de transformar a inclusão em prática cotidiana. Quando capacitamos nossas equipes, estamos criando conexões reais e tornando a Unicamp um espaço mais acessível, mais humano e preparado para acolher a diversidade.”

A modalidade “in company” facilita a participação, reduz deslocamentos e incentiva o aprendizado coletivo. Mais do que uma capacitação, o curso representa um passo importante no compromisso da Unicamp com a construção de um ambiente mais inclusivo e acessível.

A mediadora de Libras, Sra. Sílvia Helena Covais, destaca que o contato com a Libras nos espaços de trabalho aproxima as pessoas da língua e da cultura surda.

“O ensino de Libras dentro dos próprios espaços de trabalho aproxima as pessoas da língua e da cultura surda de forma muito mais natural e significativa. Mais do que aprender sinais, os participantes começam a perceber novas formas de comunicação e convivência. É um processo que transforma não só o conhecimento, mas também o olhar.”

Ao investir na formação em Libras, a Universidade amplia as possibilidades de comunicação e interação em seus espaços. A ação também contribui para acolher a comunidade surda com respeito, dignidade e equidade.

O Coordenador Geral da Unicamp, Prof. Dr. Fernando Coelho, que apoia e incentiva a proposta, reforça que a iniciativa está alinhada aos valores institucionais da Universidade.

“Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da Unicamp com uma formação que vai além do acadêmico, incorporando valores fundamentais como inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade. Ao levar o ensino de Libras para dentro da Universidade, damos um passo importante na construção de um ambiente mais preparado para atender a todos com equidade.”

A iniciativa também reforça o papel institucional da Unicamp na promoção da responsabilidade social e do respeito à diversidade. Além disso, contribui para formar uma comunidade mais empática, consciente e preparada para atender às diferentes necessidades da sociedade.

Unidades e setores interessados em implementar o Curso Básico de Libras — modalidade “in company” podem entrar em contato para mais informações sobre formatos e condições pelos e-mails:

covais@unicamp.br
ecoedu@unicamp.br

Será um prazer construir essa iniciativa em parceria e avançar juntos na promoção da acessibilidade e da inclusão.

Ir para o topo