Cidade Universitária,
 
O COORDENADOR ORG√OS
PROJETOS
LOCALIZA«√O EQUIPE
 
     

 



Considerando que para realizar adequadamente suas atividades de ensino, pesquisa e extens√£o a Unicamp necessita n√£o apenas incrementar sua efic√°cia administrativa atrav√©s da continua inova√ß√£o de pr√°ticas e procedimentos, mas, sobretudo, construir um ambiente universit√°rio no qual docentes, funcion√°rios e alunos sejam atores ativos no processo de constru√ß√£o do dia a dia e da viv√™ncia no campus, foi idealizado o ‚ÄúRefletir‚ÄĚ.

Inspirado por demandas objetivas e espont√Ęneas advindas de v√°rios setores da Unicamp, estes Encontros, ser√£o realizados em dois momentos no ano (um em cada semestre), e ter√£o como objetivo criar um espa√ßo de discuss√£o sobre quest√Ķes relativas √† gest√£o, informa√ß√£o e viv√™ncia no campus da Unicamp. Esses eventos ser√£o coordenados pela CGU e organizados por uma comiss√£o constitu√≠da segundo a especificidade do tema a ser tratado. Quanto aos temas, estes ser√£o definidos atrav√©s de convocat√≥rias anuais em formato semelhante ao que j√° vem sendo feito nos F√≥runs Permanentes.

 

O Segundo REFLETIR:

A viol√™ncia no ambiente de trabalho tem aumentado em todo o mundo.Uma de suas express√Ķes mais recentes √© o ass√©dio moral, que causa impacto na vida pessoal, familiar e social do trabalhador. N√£o se trata, por√©m, apenas de uma quest√£o individual, pois ela ocorre no universo organizacional e entre profissionais que usam prerrogativas organizacionais; ou seja, este √© tamb√©m um problema das organiza√ß√Ķes.

A partir de uma conferência a ser proferida por um estudioso do tema, o Professor Doutor Roberto Heloani da Faculdade de Educação da Unicamp, este REFLETIR busca dotar o participante de uma reflexão teórica e de uma práxis que lhe permita identificar e reagir contra o assédio moral; também se espera fornecer aos trabalhadores argumentos e meios que lhes possibilitem desenvolver práticas que previnam e punam esse comportamento abusivo.

 

Programação

9h00 √†s 9h15 ‚Äď Abertura oficial

9h15 √†s 9h45 ‚Äď O ass√©dio moral na vis√£o dos atores da Unicamp
*   Sra. Maria Aparecida Quina de Souza (Coordenadora da DGRH)
*   Prof. Dr. Paulo Cesar Centoducatte (Presidente da ADunicamp)
*   Elisabeth Cardozo  (STU)
*   Representante do DCE

9h50 às 11h20
‚Äď Palestra

‚ÄúAss√©dio Moral: a Unicamp n√£o pode conviver com isso!‚ÄĚ
Prof. Dr. Roberto Heloani ‚Äď Faculdade de Educa√ß√£o da Unicamp

11h20 às 11h40
‚Äď Coffee break

11h40 às 12h40
‚Äď Grupos de Discuss√£o

12h40 às 13h15
‚Äď Plen√°rio e encaminhamentos

 

Inscri√ß√Ķes

Para se inscrever, envie um e-mail para refletir@reitoria.unicamp.br, com o assunto "INSCRI√á√ÉO 2¬ļ REFLETIR",
no corpo do e-mail, informar: Nome completo, vínculo com a Universidade (Pesquisador, Docente, Aluno, Funcionário, Outros - especificar) e seu respectivo setor/órgão".

 

Organização

 

 

 

 
 

 

COORDENADORIA GERAL DA UNIVERSIDADE
Cidade Universit√°ria "Zeferino Vaz"
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria (em frente a Praça das Bandeiras) Caixa Postal 6194 - Barão Geraldo
CEP: 13083-872 - Campinas - SP
 
© 2012 CGU - UNICAMP | Direitos Reservados | FALE CONOSCO