Institucional

O Reitor da UNICAMP, através da Resolução GR nº 41/2014, de 24/11/2014, posteriormente substituída pela Resolução GR nº 29, de 23/09/2015, criou o órgão denominado Grupo Gestor Universidade Sustentável – GGUS, com a finalidade de planejar, desenvolver, viabilizar institucionalmente e gerenciar as ações, projetos e programa institucionais que digam respeito à sustentabilidade socioambiental.

A decisão representa um salto para o futuro, que decorre da visão estratégica de instituir no âmbito da UNICAMP um “Sistema de Gestão Universidade Sustentável” e uma “Política Universidade Sustentável”, fundamentada no conceito amplo de sustentabilidade, que deve planejar, organizar e gerenciar de forma integrada os múltiplos aspectos ambientais, econômicos e sociais relativos aos espaços físicos e sociais, ao uso de recursos, às atividades praticadas e à qualidade de vida nos campi da UNICAMP.

O novo órgão, que incorporou algumas atividades anteriormente existentes – o Grupo Gestor Ambiental (GGA) e a Célula Operacional de Resíduos –, tem como instâncias de planejamento e de definição das diretrizes políticas e dos procedimentos técnicos de sustentabilidade socioambiental o Conselho de Orientação Universidade Sustentável (COUS) e sete Câmaras Técnicas, que são: CTGE – Câmara Técnica de Gestão de Energia; CTGQA – Câmara Técnica de Gestão da Qualidade do Ar; CTGRH – Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos; CTGRN – Câmara Técnica de Gestão de Fauna e Flora; CTGAU – Câmara Técnica de Gestão do Ambiente Urbano; CTGR – Câmara Técnica de Gestão de Resíduos; e, CTEA – Câmara Técnica de Educação Ambiental. Todas as normas, diretrizes políticas e procedimentos técnicos de sustentabilidade socioambiental devem ser submetidos ao Conselho Universitário (CONSU) para a aprovação final.

A sustentabilidade é mandatória enquanto princípio, compromisso e, principalmente, enquanto prática, sendo essencial para o futuro da humanidade. Assim, cabe à Unicamp cumprir a sua missão de formar pessoas afinadas com o conceito de sustentabilidade. Esta visão traduz-se na formação de pessoas que, independentemente da área acadêmica e do curso, estejam afinadas com o conceito de sustentabilidade e saibam aplicá-lo nas suas áreas de atuação profissional e no dia-a-dia como cidadãos.

MISSÃO GGUS – UNICAMP

Construir, desenvolver e implementar políticas, diretrizes e normalizações para uma Universidade sustentável, tendo como fundamentos a melhoria contínua e o desempenho ambiental, econômico e social.

VISÃO GGUS

Ser reconhecido e tornar-se referência como o instrumento gestor da Universidade Sustentável pela comunidade interna e externa à Unicamp.

VALORES E PRINCÍPIOS DO GGUS

  • ambientalização
  • preservação ambiental
  • valorização dos saberes
  • diálogo inclusivo
  • qualidade de vida
  • consumo sócioambientalmente consciente e responsável
  • Uso eficiente de recursos
  • responsabilidade sócioambiental
  • valorização e integração com a vizinhança