Educação Ambiental – CTEA

CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CTEA

Constituída por servidores com expertise nos temas específicos em Educação Ambiental – EA.

Tem como objetivo assessorar, apoiar, estimular e promover amplos processos educativos com os diferentes públicos que frequentam diariamente os campi da UNICAMP – de modo participativo, agregador e sinérgico – visando reflexões e práticas para uma sustentabilidade das diversas dimensões socioambientais da UNICAMP.

Veja algumas das ações já realizadas Semana do Meio AmbienteCarta de Intenções – SMA

Para nós, a Educação Ambiental é um campo de pesquisa e atuação que envolve diversas concepções:

EDUCAÇÃO: Um processo de formação humana que tem uma dupla dimensão: TÉCNICA-INFORMATIVA e CULTURAL-VALORATIVA.   Neste sentido, é fundamental uma estreita parceria com as outras Câmaras Técnicas – CT’s que garantem as informações mais importantes de cada temática, bem como com as pessoas e unidades da UNICAMP que desenvolvem pesquisas e práticas pedagógicas.

AMBIENTE: Os diferentes contextos da vivência acadêmica que, da mesma forma, apresenta uma dupla dimensão: ECOLÓGICA e SOCIAL, que mutuamente interagem. Neste sentido, as diferentes dimensões: técnicas/humanas e individuais/coletivas devem estar presentes nas diretrizes, princípios e nos conteúdos a serem trabalhados nos processos educativos.

Membros:

Débora Cristina Kranzfeld, Química – IQ

Janaina Fontebasso, Pedagoga da DMA/Prefeitura Universitária.

Juliana Pires de Arruda, – Prof. Dra. – Coordenadora.

Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Enfermeira – GGUS

Sandro Tonso, Docente da FT/PREAC – Prof. Dr. 

Washington Roberto Rodrigues da Silva, Filósofo – GGUS

 

Princípios

Trabalhar em estreita relação com as outras câmaras técnicas, bem como com pessoas e órgãos da Unicamp que atuem nas dimensões educativas da questão socioambiental, de modo a termos subsídios técnicos e pedagógicos para nossas ações, de modo a termos uma linguagem comum a todos os processos educativos do COUS.

Atender à legislação superior no que tange à inserção da Educação Ambiental, de modo transversal e permanente, em todos os processos educativos da universidade (Lei Federal, Lei Estadual, Lei Municipal, Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental)

Plano de ação:

Promover a apoiar a formação de educadores ambientais entre a comunidade universitária.

Reconhecer em todas as atividades e espaços da Universidade, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO sobre a questão da Sustentabilidade.

Criar uma rede de Educação Ambiental na Unicamp, valorizando ações já existentes, articulando-as entre si e com novas ações.

Apoiar e estimular a produção de conhecimentos acadêmicos sobre Educação Ambiental, seus conceitos, metodologias e práticas, em diálogo com os diferentes saberes presentes na comunidade universitária.

Promover e apoiar AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, na forma de campanhas, projetos e programas.

Instituir processos permanentes e contínuos de AVALIAÇÃO de todas nossas ações.

Documentos relacionados a CTEA:

Apresentação da CTEA no COUS 12.04.17