Início Resíduos
Sobre o Programa
Célula Operacional
Banco de Reagentes Químicos
Sistema de Gerenciamento de Resíduos
Resíduo Construção Civil
Resíduos de Amianto
Fale conosco

Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduo da Construção Civil PGIRCC

 

 

A Universidade dentro de sua busca contínua de melhoria da qualidade de vida da Comunidade de forma sustentável no que tange seus negócios (ensino, pesquisa e extensão) definiu em seu Planejamento Estratégico uma linha específica para a Gestão Ambiental.

O Grupo Gestor de Resíduos - GGR, numa primeira ação, elaborou e a Célula Operacional de Resíduos - COR - está coordenando a implantação do "Programa de Gerenciamento de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos Da Unicamp", o qual já está funcionando em praticamente todas as suas etapas.

A partir da criação do Grupo Gestor Ambiental (GGA), através da aprovação do Conselho Universitário da proposta para elaboração de um Programa de Gestão Ambiental para a UNICAMP, contendo a diretriz de que fossem implantadas Câmaras Técnicas para tratarem dos diversos assuntos voltados ao tema ambiental; e, em face da iniciativa da CINFRA/PRDU estar buscando o conhecimento para elaborar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, o GGA vislumbrou a oportunidade para criar o Grupo de Trabalho em Resíduo da Construção Civil - GTRCC para elaborar o Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduo da Construção Civil - PGIRCC. Este grupo de trabalho será incorporado à Câmara Técnica de Resíduos Urbanos quando de sua criação.

Para atender inicialmente a demanda de obtenção de conhecimento, em parceria com o GGA, as Docentes da FEC - Prof. Eglé Teixeira e Prof. Gladis Camarini, ministraram curso específico sobre caracterização e gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - RCC, bem como as legislações pertinentes e em vigor, a um grupo formado por envolvidos em atividades institucionais da UNICAMP, interessados no assunto. Como consequência, a partir deste grupo e com a coordenação do GGA foi criado e nomeado, através da Portaria GR 105/2009, o GTRCCC para elaborar e implantar proposta de um Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduo da Construção Civil (PGIRCC) para a UNICAMP.


São membros deste Grupo:

    • Eglé Novaes Teixeira
    • Alexandre dos Reis Pacheco Neto
    • Eloísa Dezen-Kempter
    • Gabriela Marques Romero
    • João Pedro Causo Neto
    • José Benedito Henrique de Castro
    • Luiz Durval Brenelli de Paiva
    • Maria Gineusa de Medeiros e Souza
    • Patrícia Ferrari Schedenffeldt
    • Rafael Plaza Carillo
    • Ronald Giarola
    • Sérgio da Silva Lacerda
    • Wilmar José Lima Passarela

Os trabalhos do GTRCC iniciaram com a analise de diversos PGIRCC de municípios brasileiros, para a fundamentação das linhas principais para a proposta a ser elaborada e já se tem um esboço para o PGIRCC da UNICAMP.

No momento estamos na fase de caracterização do Resíduo de Construção Civil (RCC) da UNICAMP, segundo as Resoluções CONAMA 307:2002 e 348:2004, com o valioso auxílio dos facilitadores e agentes de manutenção das diversas Unidades e Órgãos que compõem a Universidade. Essa caracterização é essencial para definição das diretrizes do PGIRCC. O GTRCC realizou um treinamento rápido sobre a caracterização de RCC, para esses colaboradores, a fim de organizar e padronizar a metodologia de caracterização a ser adotada por todos.

Concluída a análise do GTRCC sobre a caracterização, será definida a proposta do PGIRCC para análise e aprovação do Conselho Universitário da UNICAMP (CONSU), seu órgão administrativo mais elevado.