Participação do Espaço da Escrita em
disciplina da Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica

" Pela primeira vez desde sua criação, o Espaço da Escrita ministrou uma oficina de redação científica em inglês para alunos de mestrado e doutorado da Unicamp."

Sob o título "Técnica de escrita em língua inglesa e suas características para a produção científica", a equipe do Espaço da Escrita participou - como instituição convidada - da disciplina "Pesquisa e Metodologia Científica" do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica (professor responsável: Prof. Dr. Marco Lúcio Bittencourt) no dia 22 de outubro de 2013, no período da tarde.

Dentro do objetivo geral de desenvolver competências na elaboração da produção científica em língua inglesa, a palestra conferida pelo Espaço da Escrita foi dividida em três partes. A primeira parte abordou a contextualização do Espaço da Escrita enquanto um projeto estratégico da Unicamp na área de difusão da informação e do conhecimento científico.

Na segunda parte, foi exposta uma síntese de alguns dos 13 workshops realizados pelo Espaço da Escrita entre os anos de 2010 e 2013, em especial daqueles eventos cujo tema específico foi a redação e a formatação de textos científicos em inglês na área das ciências exatas.

Na terceira parte, foram expostas técnicas de revisão de textos científicos em inglês, acompanhadas de um breve treinamento em plataformas computacionais gratuitas que podem auxiliar estudantes e pesquisadores na escrita de manuscritos destinados a periódicos internacionais. No decorrer dessas atividades, procurou-se dar aos participantes uma noção de como utilizar os serviços do Espaço da Escrita, de forma a conseguir melhores resultados.

A participação do Espaço da Escrita em aulas da pós-graduação é inédita e comprova a crescente demanda da comunidade de docentes e pesquisadores da Unicamp por técnicas eficazes na produção de textos científicos em inglês.

Avaliação da oficina
Resultado das avaliações