Cidade Universitária,
 
O COORDENADOR ORG√OS
PROJETOS
LOCALIZA«√O EQUIPE
 
     


TERESA DIB ZAMBON ATVARS

Atividades Acadêmicas
Licenciada em Qu√≠mica pela Universidade Federal de S√£o Carlos, Mestrado em F√≠sico-Qu√≠mica pela Unicamp, Doutorado em Ci√™ncias pela Unicamp, Professora do Ensino M√©dio na Escola Cyro de Barros Rezende em Valinhos de 1974-1977, Docente na Unicamp a partir de 1978 come√ßando como MS-2 e tornando-se titular em 2002, foi Professora visitante nas: Universidade Carlos III de Madri, Universidade Nacional de Educa√ß√£o a Distancia na Espanha e Georgetowon University ‚Äď Departamento de Qu√≠mica em Washington USA, em v√°rias ocasi√Ķes.

Produção Cientifica e Tecnológica
Doutorou-se na √°rea de fotoqu√≠mica na fase gasosa de compostos inorg√Ęnicos, e ap√≥s doutorado iniciou uma nova √°rea de pesquisa in√©dita no Brasil, relacionada com espectroscopia √≥tica de pol√≠meros luminescentes, que posteriormente evoluiu para pol√≠meros conjugados para diodos org√Ęnicos emissores de luz. Tem 135 publica√ß√Ķes indexadas no ISI com 1527 cita√ß√Ķes e √≠ndice h 21. Apresentou mais de 300 trabalhos em congressos no Brasil e no exterior, na forma de p√īsters, confer√™ncias curtas e confer√™ncias plen√°rias. Tem cinco patentes submetidas, sendo 3 delas concedidas. Mais recentemente tem atuado na √°rea de gest√£o universit√°ria, apresentando conferencias convidadas em universidades e colaborando com associa√ß√Ķes internacionais de universidades nesta √°rea.
Serve de assessora ad hoc de muitas revistas cientificas da ACS, RCS, AIP, Elsevier, Sociedade Brasileira de Qu√≠mica, Associa√ß√£o Brasileira de Pol√≠meros e v√°rias outras e ag√™ncias de fomento brasileiras, argentinas e da IUPAC. Foi membro diretivo de associa√ß√Ķes cientificas internacionais entre elas a IUPAC ‚Äď Subcomit√™ de Fotoqu√≠mica e da Interamerican Photochemical Society (IAPS).¬† Contribuiu para a defini√ß√£o do Glossary of Terms used in Photochemistry - 3rd edition, Pure Appl. Chem. 79(3), 293-465 (2007) que define a nomenclatura da √°rea. Atualmente √© membro da Sociedade Latinoamericana de Fotoqu√≠mica, da SBPMAT, e da IAPS.

Outras Atividades: Foi chefe do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unicamp 1983-1987; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Química da Unicamp 1988-1990, Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp 1990-1994; Consultora do Ministério da Educação para assuntos de Licenciaturas 1994-1996, Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade 2002-2005, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Unicamp 2005-2009, sendo a primeira mulher pró-reitora da Unicamp, Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário 2013-2016; membro da comissão de especialistas para Acreditação e Avaliação de Universidades da UDUAL desde 2013.

Colabora√ß√Ķes recentes: Richard G. Weiss, Georgetown University, USA; Pedro F. Aramendia, Universidade de Buenos Aires, Argentina; Leni Akcelrud, Universidade Federal do Paran√°, Brasil; Cleber Mendon√ßa, USP em S√£o Carlos.

Orientou: 13 teses de doutorado e 14 de Mestrado e supervisionou cerce da 10 pos-doc.

Pr√™mios e distin√ß√Ķes: P√īster premiados na Associa√ß√£o Brasileira de Pol√≠meros 2007; na European Polymer Conference, em Graz (Austria) 2009; Melhores trabalhos no Symposium F, XII Encontro da SBPMAT 2013; Symposium P, XII Encontro da SBPMAT 2013; Pr√™mio de Reconhecimento Acad√™mico Prof. Zeferino Vaz 2004 (sendo a primeira docente mulher do IQ a receber este pr√™mio; Professora Honorifica t√≠tulo conferido pela Universidade de San Marcos, Peru, 2007; Men√ß√£o Honrosa da CAPES pela tese de doutorado do aluno Rafael F. Cossiello 2009; Men√ß√£o Honrosa da Associa√ß√£o Brasileira de Ind√ļstria Qu√≠mica pela mesma tese 2009.

Missão e Princípios

Histórico da CGU

Ex-coordenadores

 

 
 

 

COORDENADORIA GERAL DA UNIVERSIDADE
Cidade Universit√°ria "Zeferino Vaz"
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria (em frente a Praça das Bandeiras) Caixa Postal 6194 - Barão Geraldo
CEP: 13083-872 - Campinas - SP
 
© 2012 CGU - UNICAMP | Direitos Reservados | FALE CONOSCO