Encaminhamento de propostas à CGU

I - CRONOGRAMA:

Data/horário/local

11/06 a 25/06

Perííodo de discussão e definição pelas áreas (biológicas, exatas, humanas e tecnológicas) para definição das propostas que serão encaminhadas à CGU para análise do Grupo de Trabalho.

Até 26/06

Encaminhamento, pelos representantes do Grupo de Trabalho à CGU, das propostas definidas.

As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: rmagri@reitoria.unicamp.br

28/06 - 10h00 - Salão do GR

Reunião do Grupo de Trabalho para análise e seleção das propostas que constituirão o projeto institucional a ser submetido à FINEP

05/07 - 10h00 - Salão do GR

23/07 - 14h30 - Sala de Reuniões do CONSU

Reunião Extraordinária da COPEI para submissão e aprovação da proposta de projeto institucional a ser submetido à FINEP.

Envio eletrônico da proposta aprovada pela COPEI e consolidada pela CGU à FINEP

Postagem da proposta impressa à FINEP

II - ORIENTAÇÕES

1) Objetivos (gerais e específicos):

Descrever resumidamente a finalidade do subprojeto quanto à infraestrutura que se pretende implantar/recuperar/modernizar, associando-as às áreas e grupos de pesquisa (texto limitado a 8.000 caracteres - FAP/FINEP)

2) Justificativa e relevância:

Demonstrar a inserção do subprojeto no plano de desenvolvimento da infraestrutura institucional de pesquisa. Demonstrar a relevância do investimento proposto para as áreas e grupos de pesquisa beneficiados (texto limitado a 8.000 caracteres/FAP/FINEP)

3) Impactos previstos:

Indicar os impactos esperados da implantação da infraestrutura solicitada para as áreas beneficiárias, abordando em especial a sua contribuição para o incremento da produção científica, abertura e consolidação de linhas de pesquisa e de cursos de pós-graduação, ampliação e criação de novas oportunidade de cooperação com outras instituições, além de impactos em outras atividades como a extensão, a prestação de serviço e o ensino de graduação e pós-graduação

4) Qualificações das pós-graduações vinculadas ao projeto:

Informar os cursos de pós-graduação atendidos pelo subprojeto e indicar a classificação CAPES e o número de doutores, mestres e bolsistas em atividade em cada um deles.

5) Descrição das obras e principais equipamentos:

Para cada pequena obra/reforma/benfeitoria/instalação, visando adequar o espaço físico para instalação de equipamentos e material permanente, prevista no subprojeto proposto, deverão ser apresentadas informações suficientes para caracterizá-la, tais como: sua localização, descrição das funções dos espaços construídos (das atividades que irá abrigar), dimensionamentos globais (áreas constituídas, número de pavimentos) e padrões construtivos, bem como a planta baixa e o orçamento sintético das obras e reformas.

- Para equipamentos de grande porte, nacionais e/ou importados, deverão ser apresentados descrição pormenorizada; a configuração; orçamentos/pro-formas, obtido junto ao fabricante, dos equipamentos necessários às obras e instalações

6) Os subprojetos encaminhados deverão possuir local definido e com infraestrutura adequada para instalação dos equipamentos a serem solicitados e locais definidos para implantação.

7) Equipe científica

Deverão ser informados os principais pesquisadores da instituição executora vinculados às áreas de pesquisa que serão beneficiados pela infraestrutura solicitada em cada subprojeto. Relacionar, no máximo, dez pesquisadores para cada área de pesquisa contemplada no subprojeto, especialmente doutores.

8) Equipe executora

Informar todo o pessoal da instituição participante, que será responsável pela implementação das metas físicas e atividades relacionadas.

9) Contrapartida financeira

Há dois tipos de contrapartida/outros aportes que devem ser considerados nesta

- contrapartida da instituição poderá ser considerada a despesa com recursos humanos, desde que estes façam parte da equipe executora do projeto (10-20%)

III - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Na avaliação dos projetos submetidos, serão levados em consideração os critérios de avaliação adotados pela FINEP no edital da chamada pública MCT/FINEP - CT-INFRA - PROINFRA 02/2013, abaixo descritos:

Critérios

Pesos

01- Mérito e abrangência do subprojeto no contexto C,T & I, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento local, para a distribuição territorial das unidades de pesquisa e a mitigação de assimetrias estaduais

5

02 - Impactos esperados no desenvolvimento das atividades de pesquisa e/ou pós-graduação do subprojeto

5

03 - Potencial de crescimento e consolidação da qualificação do grupo de pesquisa

4

04 - Adequação do subprojeto à política de pesquisa e/ou pós-graduação expressa nos objetivos estratégicos inseridos no Plano de Desenvolvimento Institucional

4

05 - Qualificação e competência da(s) equipe(s) científica(s) beneficiada(s) pela implantação da infraestrutura do subprojeto

4

06 - Adequação dos prazos de execução, do orçamento e cronogramas físico e de desembolso aos objetivos da proposta, com ênfase na apresentação de pro formas e/ou orçamentos dos equipamentos e projeto preliminar ou básico em caso de obras. (caráter eliminatório)

3

Coordenadoria Geral da Universidade, CGU, 13 de junho de 2013.

PROF. DR. ALVARO PENTEADO CRÓSTA

Coordenador Geral da UNICAMP