Cidade Universitária,
 
O COORDENADOR ORGÃOS
PROJETOS
LOCALIZAÇÃO EQUIPE
 
     

A Universidade Estadual de Campinas foi criada pela Lei 7655, de 28 de dezembro de 1962.

A função de Coordenador Geral da Universidade foi previsto a partir da publicação Decreto Estadual 52.255/69, de 30.07.1969, que baixa os estatutos da Universidade Estadual de Campinas, em que afirma que o Coordenador Geral da Universidade, os Coordenadores Gerais dos Institutos e Faculdades e os Diretores de cada Institutos e Faculdade fariam parte do Conselho Diretor terá a seguinte composição (art. 27)

Ao Coordenador cabia as funções de vice-reitor enquanto não fosse instalado o Conselho Universitário (art. 3º); substituiria o Vice-Reitor em suas faltas e impedimentos, sucedendo-o em vaga em novo provimento (Parágrafo 1º, art. 64), além de assistir às atividades exercidas pela reitoria, exercidas pelo Reitor . (art. 57, Cap. IV),

Os coordenadores eram designados pelo reitor, para colaborarem diretamente na administração da Universidade (art. 64, cap VI).

As atribuições e o regime de trabalho dos Coordenadores Gerais seriam estabelecidos pelo Reitor. (parágrafo 4º, art. 64, cap VI)

Posteriormente por intermédio do Regimento Geral da Universidade, (Decreto 3.467, de 29 de março de 1974), cap. VII, art.5º coube ao Coordenador concatenar as atividades da Coordenadorias Geral dos Institutos das Faculdades, bem como coordenar as atividades do Hospital das Clínicas, do Centro de Tecnologia e do órgão incumbido do registro e controle do corpo discente.

Em 1979, as atividades da Administração Geral da Universidade passaram a ser supervisionadas por um Colegiado constituído pelo Coordenador Geral da Universidade e pelos Coordenadores Gerais dos Institutos e das Faculdade, sob a presidência do primeiro. (Artigo 1º, por intermédio da PORTARIA GR Nº 113/79, 27/11/79 )

Estavam subordinados à Coordenadoria Geral da Universidade e a este Colegiado o Grupo de Planejamento Setorial, sua respectiva Equipe Técnica e a Comissão de Ensino.

As atividades de ensino coordenadas e supervisionadas pelo Coordenador Geral dos Institutos (parágrafo único, art. 1º), dos quais estavam subordinados os seguintes órgãos: Comissão Central de Pós-Graduação, Diretoria Acadêmica, Diretoria do Ensino Básico e o Serviço de Apoio ao Estudante. (Parágrafo Único, art. 2º) E as atribuições de extensão à comunidade e os convênios referentes a atividades culturais, técnicas e científicas, entre a UNICAMP e entidades públicas ou privadas, coordenadas e supervisionadas pelo Coordenador Geral das Faculdades, "ad referendum" do Reitor. (Artigo 3º )

Subordinadas à Coordenadoria Geral das Faculdades ficaram o Campus Avançado de Cruzeiro do Sul e os Colégios Técnicos. (parágrafo único, art. 3º)

Em 1986, por intermédio do Decreto Estadual 25.212/86, de 15.05.1986 se firmou a estrutura atual, onde a Reitoria, órgão superintendente a todas as atividades universitárias, continuaria sendo assistida pelo Coordenador Geral da Universidade e pelos Pró-Reitores (art. 57).

Assim sendo, cabe ao reitor designar para com ele colaborarem diretamente na administração.superior da Universidade:

I - O Coordenador Geral da Universidade
II - O Pró-Reitor de Graduação
III - O Pró-Reitor de Pós-graduação
IV - O Pró-Reitor de Pesquisa
V - O Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
VI - O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

Além das atribuições conferidas pelo Reitor,cabe:

Ao Coordenador Geral da Universidade, colaborar com o Reitor na compatibilização e integração das aitividades coordenadas pelos Pró-reitores;

Ao Pró-Reitor de Graduação, coordenar as atividades referentes ao ensino de graduação;

Ao Pro-Reitor de Pós graduação, coordenar a atividades de pós-graduação;

Ao Pró-Reitor de Pesquisa, coordenar as atividades referentes à Pesquisa e à Produação de Pensamento original nos vários campos do conhecimento;

Ao Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, coordenar as atividades referentes ao desenvolvimento institucional;

Ao Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, coordenar as atividades de extensão e prestação de serviços à comunidade. (parágrafo 4, art. 126)

Sua criação extinguiu as Coordenadorias Gerais das Faculdades e Institutos.

 

 
 

 

COORDENADORIA GERAL DA UNIVERSIDADE
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Prédio da Reitoria
Rua da Reitoria (em frente a Praça das Bandeiras) Caixa Postal 6194 - Barão Geraldo
CEP: 13083-872 - Campinas - SP
 
© 2012 CGU - UNICAMP | Direitos Reservados | FALE CONOSCO